quarta-feira, setembro 17, 2008

BLOGUEIRO SARAMAGO



Escrevi essa nota para o Portal Literal e resolvi postar no ‘Sorriso’:


José Saramago estréia como blogueiro

A blogosfera acaba de ganhar um ilustre membro, ou melhor, blogueiro: José Saramago. O escritor português lançou o blog ‘O Caderno de Saramago’ na web para estabelecer uma nova forma de contato com seus leitores.

O blog do Prêmio Nobel de Literatura está disponível dentro do site da Fundação Saramago e já possui três postagens do escritor. Um trecho do novo livro novo livro, ‘A Viagem do Elefante’, que será lançado em breve em espanhol, português e catalão, também se encontra no site.

No primeiro texto, de 15 de setembro, o escritor resgatou uma ‘carta de amor’ à capital portuguesa. No segundo, de 16 de setembro, Saramago comenta o pedido de desculpas da Igreja Anglicana a Charles Darwin por não compreender sua teoria evolucionista. E no terceiro, ‘George Bush, ou idade da mentira’, de 17 de setembro, ele faz duras críticas ao presidente Bush:

‘Pergunto-me como e porquê Estados Unidos, um país em tudo grande, tem tido, tantas vezes, tão pequenos presidentes. George Bush é talvez o mais pequeno de todos eles Inteligência medíocre, ignorância abissal, expressão verbal confusa e permanentemente atraída pela irresistível tentação do puro disparate, este homem apresentou-se à humanidade com a pose grotesca de um cowboy que tivesse herdado o mundo e o confundisse com uma manada de gado..’

De acordo com Saramago, no ‘caderno’ serão publicados ‘comentários, reflexões, simples opiniões sobre isto e aquilo, enfim, o que vier a talhe de foice’.

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA - Blog

E aproveita e visita o blog do ‘Ensaio sobre a Cegueira’ , de Fernando Meireles, sobre o processo de filmagem. A poeta Maria Rezende que me indicou o blog. Para quem é fã de cinema e literatura é um prato cheio. Ainda não vi o filme, mas já soube que é ótimo.

Nenhum comentário: