domingo, fevereiro 01, 2009

SABÊ VOCÊ O QUE É O AMOR?


Acabo de assistir o último trabalho do saxofonista Leo Gandelman, ‘SABE VOCÊ' - ganhei o DVD de presente. A voz dos convidados, o repertório, a solidão do saxofone tocam a alma - por mais clichê que essa frase possa parecer.

De todos os intérpretes, dois me emocionam muito: Lirinha declamando o poema São demais os perigos dessa vida, de Vinícius de Moraes; e Ney Matogrosso cantando Pra Machucar Meu Coração, de Ary Barroso:

"Está fazendo um ano e meio amor, que nosso lar desmoronou".

As ruínas estão expostas como alicerce do trabalho. Lembro de Clarice Lispector, no livro ‘Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres':

"Estava caindo de tristeza sem dor. Não era mau. Fazia parte com certeza. No dia seguinte provavelmente teria alguma alegria (...) E isto não era mau".

A música invade e fica mesmo após a partida. É lindo. E, também, um pouco triste. Mas a tristeza pode ser bela, não é? É poesia.

Caetano diz, em algum momento do vídeo, que "balada é uma forma de poesia". Fico com a definição do poeta para esse ‘disco' - para usar uma palavra meio fora de moda. Ainda ouço vinil numa vitrola da década de 50.

Gosto mais de tristezas belas; me trazem alegria. É inevitável.

Sabe VOCÊ o que é o AMOR? Não. NÃO SABE!

Nenhum comentário: