sexta-feira, março 12, 2010

ARTISTAS CONTRA A EMENDA DO PRÉ-SAL

Por Ramon Mello e Sandra Menezes

A decisão da Câmara dos Deputados favorável ao projeto do Pré-sal que redistribui os royalties do petróleo do Rio tem provocado indignação na sociedade civil. Artistas e intelectuais tem se manifestado contra a decisão que irá diminuir radicalmente o orçamento dos municípios: o Rio perde R$ 7 bilhões de receita, além da arrecadação potencial futura.

O cineasta Cacá Diegues, natural de Maceió, se solidariza com o Governador Sérgio Cabral, que chorou ao final de uma palestra para estudantes da PUC ao ser perguntado sobre o assunto.

"O governador chamou isso de linchamento e eu concordo plenamente com ele. Mais do que um linchamento isso é uma subversão da natureza. Estão querendo tirar o pré-sal do lugar onde ele está.", diz Cacá Diegues.

Para o produtor cultural Perfeito Fortuna, presidente da Fundição Progresso, a decisão dos deputados é inconstitucional e tem de ser confrontada.

“É um tremendo absurdo! Todos têm de se manifestar contra essa vergonha, um ato inconstitucional. Políticos interessados em eleição que desejam aparecer em seus estados, tirando o que é do Rio. Na hora de usar o Rio em campanha nacional, a Cidade Maravilhosa, todos querem. Mas eles não pensam na população, em nossa cultura. Os artistas, os cidadãos do Rio de janeiro estão indignados! Vamos enforcar esses “Judas” nos Arcos da Lapa e colocar fogo! Vamos protestar!”, afirma Fortuna, que vai aproveitar o Baile de Aleluia na Fundição Progresso, no Dia de Judas, para malhar os seis deputados que não compareceram à votação da emenda.

A revolta contra a emenda proposta pelo deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), também chegou ao poeta Ferreira Gullar, que lamentou o desaparecimento do interesse público na política brasileira.

“Essa emenda é uma violência na política brasileira. Isso é o que povo ganha no período eleitoral. Esse deputado, o Ibsen, é do Sul, quer aparecer, ficar conhecido por ter levado o lucro do petróleo para o seu estado. Esse Congresso é lamentável, uma tristeza. É o andamento da política populista do presidente Lula. Estão pensando no interesse público? Não”, critica o poeta maranhense, radicado no Rio de Janeiro desde 1951.

A cantora carioca Fernanda Abreu prefere acreditar na sensibilidade do presidente Luis Inácio Lula da Silva, que tem o poder de vetar o projeto.

"Estou convencida que o presidente Lula não vai deixar passar essa agressão que estão tentando fazer com o Estado do Rio de Janeiro. Ele sabe que o estado do Rio do Rio de Janeiro será palco, nos próximos seis anos, dos maiores eventos esportivos do mundo e que o Brasil terá uma visibilidade internacional sem precedentes. Confiamos no presidente Lula e nos senadores que pensam em projetos de futuro para o país”, diz a cantora.

[Texto publicado originalmente no portal Cultura.RJ, da Secretaria de Cultura do Estado]



Nenhum comentário: