sexta-feira, março 19, 2010

RENATO RUSSO 5.0



Renato Russo faria 50 anos dia 27 de março.

Como se não houvesse amanhã, lançamento da Editora Record, é um livro de contos organizado por Henrique Rodrigues. São vinte histórias inspiradas em músicas da banda Legião Urbana. A orelha do livro é do jornalista e produtor musical José Emílio Rondeau:

A Legião Urbana poderia ter sido apenas uma banda de rock. Mas tornou-se bem mais que um grupo musical que mudou as regras do jogo, ao impor sua assinatura, sua personalidade, suas convicções e sua ética a uma indústria fonográfica que apodrecia, a um país em transição. Quando a música da banda demonstrou ser capaz de traduzir e espelhar a intrincada trama de emoções dos meninos e meninas que descobriam o mundo e a si próprios – e, assim, passavam a se expor a todas as vicissitudes que isso implica -, a Legião virou ícone, fábula, religião, conselheira e influência.

O que você segura agora nas mãos é manifestação do alcance imenso de canções que poderiam ter se contentado em ser meras pepitas pop – o que já teria sido muito -, mas que atravessam os tempos intactas e potentes graças a uma universalidade e uma profundidade que cativam e inspiram; canções que emocionam, que ensinam, que aceleram a pulsação ou empurram lágrimas para fora, que fazem lembrar, que fazem pensar. Que iluminam a condição humana.

Este livro poderia ter sido apenas uma coleção de contos baseados em canções pop. No entanto, as obras nele incluídas extraem trechos, sensações, intenções e sugestões para formar um caleidoscópio rico e multifacetado, que – assim como a melhor canção pop – reflete todos nós.

Lista dos autores e das músicas:

Alexandre Plosk – Que país é este

Ana Elisa Ribeiro – Andrea Doria

Carlos Fialho – Faroeste Caboclo

Carlos Henrique Schroeder - Há tempos

Daniela Santi - Será

Henrique Rodrigues - Acrilic on canvas

João Anzanello Carrascoza – Pais e filhos

Manoela Sawitzki – Giz

Marcelo Moutinho – Vento no litoral

Mariel Reis – Música de trabalho

Maurício de Almeida – Sagrado coração

Miguel Sanches Neto – Meninos e meninas

Nereu Afonso da Silva – Ainda é cedo

Ramon Mello – Sereníssima

Renata Belmonte – Por enquanto

Rosana Caiado – Eduardo e Mônica

Sérgio Fantini – Música Urbana 2

Susana Fuentes – Quando o sol bater na janela do seu quarto

Tatiana Salem Levy – Tempo perdido

Wesley Peres – Monte Castelo


RAMON DO LIVRO
Por Júnior de Paula

Amanhã Renato Russo faria 50 anos e as homenagens vão ser incessantes. Merecidamente. Uma das mais bacanas veio pelas mãos de uma nova geração de escritores reunidos na antologia Como se não houvesse amanhã, da Editora Record. Trata-se de um livro de contos organizado por Henrique Rodrigues com 20 histórias inspiradas em músicas da Legião Urbana. Ramon Mello optou por transformar em prosa os versos de Sereníssima. “Quando adolescente, eu achava que ia ser o Renato Russo. Passava as tardes ouvindo os discos da Legião Urbana, que herdei de um tio, em uma vitrola velha”, relembra. Olhando para o futuro, Ramon trabalha na adaptação teatral do romance Todos os cachorros são azuis, de Rodrigo de Souza Leão, morto em julho de 2009, e organiza o último romance escrito por Souza Leão, Me roubaram uns dias contados.

[Heloisa Tolipan - Jornal do Brasil - 26/03/10]





Nenhum comentário: