quarta-feira, julho 30, 2008

10 ANOS DOS BLOGS NO BRASIL





Fotos: Débora Almeida

O evento ‘Blografias’, na última segunda-feira, dia 28 de julho, foi excelente. Um público guerreiro compareceu à exibição do filme ‘Nome Próprio’ no Armazém Digital, no Leblon. O cineasta Murilo Salles, me convidou para o encontro depois de conhecer os blogs SORRISO DO GATO DE ALICE e CLICK(IN)VERSOS.

Iniciei o bate-papo assim que terminou o filme. Os convidados foram apresentados aos cinéfilos: Maria Rezende, Ana Paula Maia, Murilo Salles e Beatriz Resende. E, na platéia, a crítica literária Heloisa Buarque de Holanda contribuiu com bons comentários.





[Ramones, Murilo Salles, Maria Rezende, Beatriz Rezende, Ana Paula Maia]


Falei um pouco sobre a motivação do encontro: o filme foi lançado no ano da comemoração dos 10 anos dos blogs no Brasil. Dia 31 de agosto é a data escolhida pelos brasileiros. Por que? Simplesmente porque alguém decidiu que 31/08 se assemelha com a palavra BLOG.


Também contei um pouco da historinha dos blogs no Brasil:

- O primeiro diário virtual tupiniquin foi criado por uma mulher em fevereiro de 1998. Segundo reportagem ‘25 Momentos da Blogosfera Brasileira , publicada na revista Época, em fevereiro de 2006, a gaúcha Viviane Vaz de Menezes criou o blog 'Delights to Cheer', onde só escrevia em inglês.

- E no dia 31 de março de 1998, o santista Renato Pedroso Júnior cria o primeiro blog brasileiro em língua portuguesa: o 'Diário da Megalópole', assinado com o pseudônimo de Nemo Mox. O weblog atual do Nemo Nox chama-se 'Por um Punhado de Pixels'.

- Um fato em específico despertou atenção da imprensa para os blogs, em junho de 2001: o blogueiro Sergio Faria, criador do blog 'Catarro Verde', descobriu que o senador Antônio Carlos Magalhães, o ACM, plagiou, do deputado federal Afonsos Arinos (1954), o seu discurso de renúncia ao mandato de senador.



- Em 2002, o número de usuários de blogs era estimado em meio milhão. Atualmente, o sistema de busca de blogs 'Technorati', calcula que aproximadamente 75 milhões novos blogs são criados a cada dia no mundo - aproximadamente 1,4 blogs por segundo.


Depois os convidados comentaram sobre o filme. Todos elogiaram o trabalho da atriz Leandra Leal e a coragem do diretor em apostar num filme arriscado.

O comentário de um ouvinte comprovou que divulgação do filme na blogosfera tem funcionado: ‘Eu li sobre o filme no blog do escritor Santiago Nazarian, depois li a entrevista da Clarah Averbuck no BLOG CLICK(IN)VERSOS e agora estou fisicamente no cinema assistindo ao filme e conversando com o diretor’.


E, ainda, perguntaram: 'Como serão os blogs daqui há 10 anos?' Eu não soube responder.


Mas concordo com a escritora Denise Schittine, o blog está deixando de ser um simples relato pessoal para se tornar a cartografia de uma classe, de uma época. Ou seja, uma memória importante para todos nós. Ou não?





[Ana Paula Maia]




[Maria Rezende]




[Beatriz Resende e Ana Paula Maia]



[Murilo Salles, Ramon Mello e Maria Rezende]

Nenhum comentário: