quarta-feira, setembro 24, 2008

PALAVRA (EN)CANTADA


É da Branca Lee a autoria do e-mail aí de baixo.Trata-se de um belo convite para o lançamento do filme Palavra (En)Cantada, da Helena Solberg e do Marcio Debellian.

Como sei da importância desse filme, tomei a iniciativa de libertar as palavras da caixa de mensagens para publicar aqui no blog. Leiam:

From: BRANCA LEE
Sent: Tuesday, September 23, 2008 9:21 PM
Subject:
Vejo vocês no Festival do Rio, na pré-estréia do Palavra (En)Cantada

Eu nunca decorei, por decisão e vontade própria, um poema. Também nunca o fiz com uma música: todas me tomaram aos poucos, assaltando primeiro os sentidos com o ritmo, depois o Sentido, com versos.

Imagino que muitos de vocês tem uma história parecida: como eu, só recitaram Haroldo de Campos cantando Circuladô de Fulô. Mesmo de Camões, só lembro do comecinho de Os Lusíadas e dos versos do Legião Urbana em Monte Castelo.

A nossa música, como poucas, tem uma força literária danada. Ou será a nossa literatura, que instigou muitas músicas a querer ir além do "you are so beautiful to me"?

O papel da palavra na música popular brasileira - e a importância que isso tem, em uma cultura com uma tradição oral tão forte como a nossa - é o ponto de partida do documentário
Palavra (En)cantada.

Eu vi este argumento nascer, do espanto de se perceber cantando poesia e de descobrir autores novos não nas resenhas de livros, mas nos encartes de cd. Este é o Marcio Debellian, talvez a pessoa que conheço que mais entende de música brasileira. Não porque pesquisou, metrificou ou encadernou música, mas porque viveu ao som de. Pergunte ao Marcio sobre uma época de sua vida e ele a descreverá começando pelas músicas que ouvia então.

Três anos depois, podemos ver histórias como esta sendo contada e cantada em pré-estréia no Festival do Rio, através das vozes de gente tão bacana quanto Adriana Calcanhotto, Antônio Cícero, Arnaldo Antunes, BNegão, Chico Buarque, Ferréz, Jorge Mautner, José Celso Martinez Correa, José Miguel Wisnik, Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), Lenine, Luiz Tatit, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Paulo César Pinheiro, Tom Zé e Zélia Duncan.

Serão quatro sessões:

No Odeon, neste Sábado, às 20hs e Domingo, às 13hs.
No Shopping da Gávea, segunda dia 29, às 15:30 e 22:10.

Vou estar nas duas sessões do Odeon. Domingo, depois do filme, tem debate com o Marcio e a Helena Solberg, que o Marcio convidou para dirigir o filme. Domingo e Segunda também tem a votação do júri popular - e como tenho certeza de que vocês vão amar o filme...
Depois do Festival, o filme entra em cartaz dia 13 de março.

Já dá para comprar ingressos, no Espaço de Cinema (Voluntários da Pátria, 35) ou no www.ingresso.com.br

A sessão de domingo no Odeon custa só R$ 2,00!

O site do filme entra no ar amanhã:
http://www.palavraencantada.com.br/

Quem quiser se antecipar, pode dar uma olhadinha nos avant-traillers:




Carinhos, B.

Nenhum comentário: