terça-feira, setembro 09, 2008

SIMULACROS


O livro ‘De Cabeça Baixa’, de Flávio Izhaki, é um dos melhores que li este ano. A história é muito interessante: 'Desiludido pelo fracasso de sua estréia literária, Felipe Laranjeiras vive sem perspectivas, até encontrar num sebo, em Curitiba, um exemplar de seu livro'. No livro, Flávio destaca um trecho de ‘Simulacros’, um romance do Sérgio Sant’Anna, de 1977:

‘Sim, eu conheço bem os artistas, os escritores. Todos os impotentes, os bêbados, os vagabundos, pensam em tornar-se escritores um dia. Isso lhes dá a excelente desculpa para não fazerem nada enquanto isso. Eles estão sempre aprendendo. Mas o tempo passa Jovem Promissor: passa para todos os jovens promissores do mundo. Aí chega um dia em que um cara se dá conta de que passou dos trinta anos e não é mais um jovem e, muito menos, promissor. Você quer saber de uma coisa JP? Um dia o Velho Canastrão vai morrer e você tomará o lugar. Só que será batizado não de VC, mas de VF. Velho Fracasso’.

Flávio achou 'Simulacros' num sebo. E me emprestou. Dá vontade de não devolver o livro. EHEHEH. Sérgio é mestre. Eu já era fã dele por causa de outros livros: ‘O Vôo da Madrugada’, ‘Crime Delicado’ e ‘Senhorita Simpsons’. Aliás, adaptação para o cinema de ‘Crime Delicado’, de Beto Brant, é excelente. O que é trabalho da Lilian Taublib? A mulher é ótima atriz. Mas não quero falar desse filme porque lembro de um relacionamento fracassado.

Tenho um conto, que escrevi em 2006, com esse título: ‘Simulacros’. Depois vou postar aqui no Sorriso.

2 comentários:

Flávio disse...

Ramon, eu ia escrever para vc ficar com o livro.
Mas, pensando melhor, empresta ele para alguém. Está fora do catálogo e merece ser lido.

Abraço

Anônimo disse...

Obrigado, Flávio! ÓTIMA notícia.

Abraços, Ramones