quinta-feira, outubro 09, 2008

PORTAL LITERAL 2.0



ENTONCES: Estou trabalhando como repórter no Portal Literal - convite da escritora Cecilia Giannetti e da professora Heloisa Buarque de Hollanda. O clima da redação é ótimo, meio esquizofrênico. Salve Valeska e Dorigatti!

Entrei no momento de migração, agora o Portal Literal é 2.0 . Ou seja, o Portal Literal está mudando a maneira como se produz, divulga e conhece literatura no Brasil.

Os escritores podem publicar diretamente seus textos. E as editoras também podem publicar press releases, convites para lançamentos e eventos literários, entrevistas com autores e professores, fotos em alta definição, vídeos e áudios relacionados.

Basta fazer o cadastro e você ganha um perfil no Portal Literal:

http://portalliteral.com.br/registro

>>> Se quiser entender a mudança, dá uma lida no texto preparado pela Equipe do Portal Literal:

A reformulação do Portal Literal, que se torna agora totalmente integrado ao modelo colaborativo, inclui sistemas de comentários, mecanismos de indexação (tags) e distribuição de conteúdo por RSS, além das ferramentas para publicação de conteúdo por todos os usuários cadastrados.

O novo Portal Literal busca, portanto, agregar, organizar e difundir conteúdo literário pela web, de acordo com licenças de Creative Commons.

Permanecem como elementos estruturais deste Portal os acervos de Lygia Fagundes Telles, Rubem Fonseca, Zuenir Ventura, Ferreira Gullar e Luis Fernando Verissimo, precioso patrimônio histórico cultural e resultado de uma extensa pesquisa em seus arquivos pessoais.

É mantida também a produção exclusivamente editorial de nossa equipe, demarcada no site pelo selo Editorial em artigos, reportagens, entrevistas, nas Oficinas Literárias e no concurso mensal de contos Exercícios Urbanos que fazem grande sucesso entre nosso público.

Todo o conteúdo pode ser discutido no Blog da Redação, que é interativo e manterá os usuários informados sobre temas relativos ao site, permitindo que sugiram pautas para desenvolvimento e assuntos para debate.

O segmento colaborativo inclui um Banco de Cultura, em que agora podem ser submetidos diretamente ao site arquivos de texto, bem como áudio e vídeo, entre outros; permitindo, inclusive, a publicação online de obras inteiras bem como o download de livros de novos autores de língua portuguesa de qualquer parte do país e do exterior. A comunidade do Portal Literal conhecerá em primeira mão essas obras, que, com sua participação, ganharão visibilidade.

Nossos leitores passam, desta forma, a atuar como autores e editores de um novo Portal Literal, que construiremos juntos.

Escritores, editores, jornalistas, assessorias, críticos, blogueiros, estudantes e professores ganham uma comunidade cultural online, inteiramente aberta às contribuições de seus integrantes, seja em prosa, poesia ou no debate em torno de nossa paixão em comum: a forma escrita.

Nenhum comentário: