quinta-feira, julho 29, 2010

QUAL A PALAVRA MAIS BONITA DA LÍNGUA PORTUGUESA?


'alumbramento'

"Alumbramento S. m. P. U. 1. Inspiração sobrenatural; iluminismo. 2. Deslumbramento, maravilhamento: 'Um dia eu vi uma moça nuinha no banho / Fiquei parado o coração batendo / Ela se riu / Foi meu primeiro alumbramento' (Manuel Bandeira, Estrela da Vida Inteira, p. 116). 3. Inspiração, iluminação".

Novo Dicionário da Língua Portuguesa


> Daniel Piza defende a palavra 'diáspora':

"Sempre me espanto quando perguntam a profissionais do verbo qual a palavra mais bonita da língua portuguesa e eles respondem apenas uma, como “libélula” (a opção do filólogo Antonio Houaiss). São tantas! Num só livro de Mia Couto há um mar delas a pescar, e uma das características de Pessoa que mais aprecio é não ter medo de usar advérbios em “-mente” ou de repetir termos próximos – recursos que os pedagogos da área dizem ruins para o estilo, como se eles tivessem um. Todo dia me ocorre ao menos uma bela palavra que ainda não estava na minha hipotética lista de palavras mais bonitas; e hoje, por motivos evidentes, eu poderia escolher a do título acima, “diáspora”. Como diria Pessoa, “o sentido que tem, os sentidos que evoca, e o ritmo que envolve esse sentido e estes sentidos” – “diáspora” significa uma coisa e evoca muitas outras, envolvidas pela mesma musicalidade – tudo isso lhe dá beleza. A diáspora das palavras é inevitável como o vento no barco."

Um comentário:

Anônimo disse...

Vida.