segunda-feira, abril 25, 2011

FESTIPOA 2011

Festa Literária de Porto Alegre - FestiPoa

“Evento cultural consolidado na cidade, a Festa Literária de Porto Alegre - FestiPoa Literária acontece anualmente, desde 2008, reunindo escritores, poetas, dramaturgos, tradutores, professores, jornalistas e artistas. Durante onze dias, os convidados se apresentam em painéis, debates, saraus, mesas-redondas, shows, perfomances, mostras de filmes, exposição de artes, lançamentos de livros, leituras e oficinas literárias em livrarias e espaços culturais da cidade.

Em suas três primeiras edições o evento atingiu, a cada ano, um público médio de mil e quinhentas (1.500) pessoas interessadas em arte e literatura, público que vem crescendo gradativamente de uma edição para outra. Em 2010, recebeu o Prêmio Fato Literário, na categoria Projeto Literário, pelo voto do júri popular.

Neste ano, a 4ª edição da FestiPoa vai ocorrer de 28 de abril a 08 de maio e terá diversos nomes de destaque da literatura nacional e, ainda, alguns convidados internacionais. Antonio Cicero, Nelson de Oliveira, Xico Sá, Ramon Mello, Maria Rezende, José Castello, Carlos Nejar, Lúcia Rosa (projeto Dulcinéia Catadora), Paulo Scott, Vitor Ramil, Nicolas Behr, Rogério Pereira (editor do jornal Rascunho), Ademir Assunção (editor, junto com Marcos Losnak e Rodrigo Garcia Lopes, da revista Coyote), Laerte, Carpinejar, Adão Iturrusgarai, Paulo César Pinheiro, Charles Kiefer, Zeca Baleiro e Marcelino Freire são alguns dos nomes confirmados, dentre os quase uma centena de convidados. O evento dedicará momentos da programação ao projeto Portuguesia, idealizado e coordenado pelo poeta Wilmar Silva (MG), que já foi realizado em Portugal, Belo Horizonte e São Paulo. Portuguesia fará parte da FestiPoa e receberá um convidado muito especial, o poeta português Ernesto E. Melo e Castro, que virá à Porto Alegre lançar dois livros.

O escritor João Gilberto Noll é o homenageado da 4ª FestiPoa. Noll abrirá o evento, lendo trechos de seus livros e após conversará com o crítico literário e escritor José Castello.

A programação traz mais de 30 atividades espalhadas pelas livrarias Letras & Cia, Palavraria e Bamboletras, Goethe Institut Porto Alegre, Instituto Estadual do Livro, Casa de Cultura Mario Quintana, OX/Ocidente, Casa de Teatro, Beco, Matita Perê, Pé Palito Bar, Cinebancários, Sala P.F. Gastal e Espaço Cultural Casa dos Bancários.

Dos cursos e oficinas, destacam-se o curso Que é Poesia, com o poeta e ensaísta Antonio Cicero; Literaturas Francófonas das Américas tropicais, ateliê com a educadora e gestora do acervo da biblioteca do Colégio Justin Cateyée Dominique Boisdron; o minicurso Cosmovisão - a literatura encontra a tecnologia, a arte encontra a ciência, com o escritor e Doutor em Letras Nelson de Oliveira; História é pra contar, oficina com a professora, escritora e contadora de histórias Marô Barbieri; Eu era cronista e não sabia, oficina com a escritora e professora doutora em Estudos Literários Eliana Mara Chiossi e Poesia falada, oficina com a poeta maranhense Lúcia Santos. (vide informações de locais, datas e inscrições em anexo).

No segmento de cinema, a 4ª FestiPoa Literária promove mostras de filmes, com entrada franca, em três salas: CineBancários, PF Gastal e Norberto Lubisco (informações em anexo).

Acompanhe a programação completa através do site www.festipoaliteraria.com e do blog http://festipoaliteraria.blogspot.com. Toda a programação do evento tem acesso gratuito. Somente há cobrança de taxa de inscrição para a oficina Poesia falada e para o curso Cosmovisão.

A FestiPoa Literária é produzida pelo jornal Vaia, com a co-produção do coletivo Cabaré do Verbo. O patrocínio cultural do evento é do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal RS (Sintrajufe). O evento conta, ainda, com os apoios culturais das livrarias Letras & Cia., Palavraria, Sesc-RS, Instituto Estadual do Livro e Casa de Cultura Mario Quintana."


PROGRAMAÇÃO - FESTIPOA


DIA 28 DE ABRIL, QUINTA-FEIRA

Letras & Cia – Avenida Osvaldo Aranha, 444 – Bom Fim – 51 3225-9944

17h Abertura: João Gilberto Noll lê trechos de seus livros. Após, José Castello conversa com Noll, escritor homenageado da 4ª edição da FestiPoa Literária
19h Homenagem ao coletivo Dulcinéia Catadora. Convidados: Lúcia Rosa e Peterson Marques (Dulcinéia)
19h30 Lançamento de “Ribamar”, de José Castello, com apresentação de Fabrício Carpinejar

Casa de teatro – Rua Garibaldi, 853 – Independência – 51 3029-9292
21h30 Festa em homenagem a João Gilberto Noll e Dulcinéia Catadora

DIA 29 DE ABRIL, SEXTA-FEIRA

Letras & Cia – Avenida Osvaldo Aranha, 444 – Bom Fim – 51 3225-9944
17h30 Mesa Zona de confronto e a literatura de invenção: Antonio Xerxenesky, Paulo Ribeiro e Nelson de Oliveira
19h Mesa Hoburaco grupo de oficina de poesia. Coordenação: Diego Petrarca

Goethe Institut – Rua 24 de Outubro, 112 - 21187800
19h30 Sarau “Rebeldes e aventureiros”, com Biblioteca Goethe Institut e Cirandar.

DIA 30 DE ABRIL, SÁBADO

Praça Alexandre Zachia (bairro Cristal)
Das 09h às 18h A Volta do Povo à Praça: atividades culturais e lançamento do livro Imagens faladas – uma reportagem fotográfica sobre a memória do bairro Cristal: Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, Cirandar, Dulcinéia Catadora, Cidade Poema, Clube de Mães do Cristal, Levante da Juventude e Cabaré do Verbo.

Letras & Cia – Avenida Osvaldo Aranha, 444 – Bom Fim – 51 3225-9944
11h Mesa Matérias e memórias de poesia: Ricardo Silvestrin, Nicolas Behr e Edson Cruz.
Lançamento: “Bagaço da Laranja” (Nicolas Behr)
Lançamento: ‘Musa rara – literatura e adjacências” (www.musarara.com.br), editador por Edson Cruz
14h30 Mesa Políticas públicas para o escritor, o livro, a leitura e a literatura: Fabiano Santos (Ministério da Cultura), Jeferson Assunção (Secretaria de Estado da Cultura) e Ademir Assunção (poeta e editor da Coyote)
16h30 Mesa Uma História da literatura brasileira: Carlos Nejar e Luiz Horácio
Lançamentos: “História da literatura brasileira” e “Viventes” (Carlos Nejar)
18h54 A melhor maneira de dizer tudo em 6 minutos: leitura de poemas com Diego Grando.
19h Mesa Poéticas do conto: Deonísio da Silva, Charles Kiefer e Miguel Sanches Neto
Lançamentos: “Contos reunidos” (Deonísio). “Então você quer ser escritor?” (Miguel) e “Poética do conto” (Kiefer)

DIA 01 DE MAIO, DOMINGO

Palavraria – Rua Vasco da Gama, 165 – Bom Fim – 51 32684260
15h Mesa Poesia no livro, no palco e na web: Horacio Fiebelkorn, Ramon Mello e Ademir Assunção
16h54 A melhor maneira de dizer tudo em 6 minutos: leitura de poemas com Ramon Mello
17h Mesa Poesia hispânica e brasileira em traduções e publicações Virna Teixeira, Douglas Diegues e Cristian De Nápoli
18h24 A melhor maneira de dizer tudo em 6 minutos: leitura de poemas com Cristian De Nápoli
18h30 Mesa Novos autores: realismo na literatura ainda é possível? Vinícius Castro e Daniela Langer. Mediação: Luciana Thomé

Pé Palito Bar – Rua João Alfredo, 577 – Cidade Baixa – 51 9641-4278
20h30 Festa
Lançamentos: coletânea “O Melhor da Festa Volume 3“ e livros de Virna Teixeira, Douglas Diegues, Horacio Fiebelkorn, Cristian De Nápoli, Ademir Assunção.
Entrega do II Prêmio Artistas Gaúchos (um prêmio criado por artistas gaúchos para reconhecer aqueles que fazem pela arte local. Informações: www.artistasgauchos.com.br)
Lançamento da antologia F.E.L (Fora do eixo literário, do coletivo Soma)
Leituras: Ademir Assunção, Horacio Fiebelkorn, Cristian De Nápoli, Douglas Diegues, Lúcia Santos, Virna Teixeira, May Pasquetti e 5XClarice
Show: Coletivo Avalanche

DIA 02 DE MAIO, SEGUNDA-FEIRA

Palavraria – Rua Vasco da Gama, 165 – Bom Fim – 51 32684260
18h30 Mesa Literatura policial: Tailor Diniz, Samir Machado e Paulo Wainberg Mediação: Carlos André Moreira
20h Mesa Cidades inventadas, cidades que inventamos: Carol Bensimon e Daniel Galera. Mediação: Flávio Wild

Casa de Cultura Mario Quintana – Rua dos Andradas, 736 – Centro – 51 3225-9587
20h Teatro Bruno Kiefer Show dos PoETs, com gravação de DVD e abdução de Antonio Cicero

DIA 03 DE MAIO, TERÇA-FEIRA

Letras & Cia – Avenida Osvaldo Aranha, 444 – Bom Fim – 51 3225-9944
18h30 Mesa Adaptações de obras clássicas e a formação de novos leitores: Paula Mastroberti, Caio Riter e Izaura Cabral. Mediação: Daniel Weller
19h54 A melhor maneira de dizer tudo em 6 minutos: leituras do grupo Nos Lemos
20h Palestra-entrevista: “Um outro pastoreio” e as novas formas narrativas: Rodrigo dMart e Índio San. Entrevistador: Augusto Paim

Cinebancários - Rua General Câmara, 424 -Centro – 51 3433-1204
19h Malditos cartunistas: exibição do documentário. Após, debate com Fábio Zimbres, Chiquinha, Daniel Paiva e Daniel Juca (diretores do filme)

Matita Perê Bar -Rua João Alfredo, 626 -Cidade Baixa – 51 3372-4749
21h Mesa Crônica, oficinas de crônica e sarau Santa Sede: Rubem Penz, Sergio Napp e Cláudia Laitano

DIA 04 DE MAIO, QUARTA-FEIRA

Casa de Cultura Mario Quintana – Rua dos Andradas, 736 – Centro – 51 3225-9587
17h30 Galeria Augusto Meyer Mesa e abertura da exposição Design da cultura/cultura do design: Fabriano Rocha, Samir Machado, Flávio Wild e Vitor Mesquita
19h Quintana’s bar (Mezanino) Mesa Literatura nas HQs: Claudio Levitan, Eloar Guazzelli e Carlos Ferreira
20h30 Café dos Cataventos Santa Maria sempre chama para Festa (como e porque festejar um Bloomsday no RS): Aguinaldo Severino, Lu Thomé, Samir Machado e Antonio Xerxenesky

Casa de Teatro – Rua Garibaldi, 853 – Independência – 51 3029-9292
22h Sarau do Bertoldo em homenagem a Antonio Cicero: Bianca Obino, Diego Petrarca, Cris Cubas, Lorenzo Ribas, Andréia Laimer, Ricardo Silvestin e Sidnei Schneider

DIA 05 DE MAIO, QUINTA-FEIRA

Casa de Cultura Mario Quintana – Rua dos Andradas, 736 – Centro – 51 3225-9587
17h Auditório Luis Cosme Mesa Canção e letra de canção: Antonio Cicero, Frank Jorge e Felipe Azevedo (mediação)
18h30 Auditório Luis Cosme Mesa Satolep-São Luís, a literatura e a música de Zeca Baleiro e Vitor Ramil. Mediação: Guto Leite
20h Quintana’s bar (Mezanino) Mostra Artística Cabaré do Verbo: escritores e músicos convidados da FestiPoa Literária. Lançamentos: l’amore no”, de Leonardo Marona, e “Poesia sem pele”, de Lau Siqueira.

DIA 06 DE MAIO, SEXTA-FEIRA

Casa de Cultura Mario Quintana – Rua dos Andradas, 736 – Centro – 51 3225-9587
16h30 Auditório Luis Cosme Portuguesia: apresentação Wilmar Silva
17h Auditório Luis Cosme Portuguesia: E. de Melo e Castro – intervenção e leitura de poemas. Provocador: Luis Serguilha.
Lançamento de “Neo-poemas-pagãos” (E. de Melo e Castro)
18h Auditório Luis Cosme Portuguesia: Guesas livres: Sandro Ornellas, Leonardo Marona e Ronald Augusto
18h30 Auditório Luis Cosme Portuguesia: A Poesia em transe: imaginários de resistência: Reynaldo Bessa, Luis Serguilha, Wilmar Silva. Provocador: Ronald Augusto

OX/Ocidente – Avenida Osvaldo Aranha, 960 – Entrada pela Rua João Teles – Bom Fim - (51) 3312-1347
20h30 às 23h Sexta Básica: leituras e shows: Lima Trindade, Sandro Ornellas, Telma Scherer, Reynaldo Bessa, Marcelo Sahea, Maria Rezende e CasaMadre

DIA 07 DE MAIO, SÁBADO

IEL (Instituto Estadual do Livro) – Rua André Puente, 318 – Indepêndência – 51 3311-7311 – 51 3311-7299
10h30 Mesa Medula de diálogos: Experiências de linguagem & Imaginários de resistência: Sandro Ornellas, Maria Rezende, Telma Scherer e Rodrigo Garcia Lopes
12h Guesas livres: Reynaldo Bessa, Marco de Menezes, Maria Rezende e Telma Scherer
14h30 Lançamento do livro “Koa’e”, de Luis Serguilha, e diálogos com Jane Tutikian e Maria Luiza Berwanger
16h Lançamento da contraantologia “Portuguesia” (org. Wilmar Silva)

Bamboletras – Rua Gal Lima Silva, 776 – Cidade Baixa – 51 3221-8764
15 às 18h Festinha Cidade Poema: Laís Chaffe, Marô Barbieri, Christina Dias, Alexandre Brito, Celso Gutfreind e Sandra Santos

Palavraria – Rua Vasco da Gama, 165 – Bom Fim – 51 32684260
16h30 Mesa A literatura em publicações culturais: Rogério Pereira (jornal Rascunho), Victor Nechi (revista Norte) e Lima Trindade (revista Verbo21)
18h Leitura dramática “Pedrarias” (Roberto Medina): Grupo teatral Ninho de Escorpiões (Andréia Vargas, Cibele Tubino, Daniel Anillo, Paula Hahn e Luciano Teixeira; participação especial da cantora Carla Zambiasi)
18h30 Lançamento e sessão de autógrafos de “Matinta, o bruxo”, com Paulo César Pinheiro

Casa de teatro – Rua Garibaldi, 853 – Independência – 51 3029-9292
20h30 Mesa Humor sempre humor: Adão Iturrusgarai, Laerte e Xico Sá.
Lançamentos: Aline e Antrologia (Adão), Muchacha (Laerte), Chadabadabá (Xico Sá) e Ordinário (Rafael Sica)
23h Macbar: drama e riso – leituras improvisadas de Macbeth: Reginaldo Pujol Filho, Xico Sá, Marcelino Freire, Lu Thomé e Altair Martins

DIA 08 DE MAIO, DOMINGO

Palavraria – Rua Vasco da Gama, 165 – Bom Fim – 51 32684260
14h30 Palestra de E. de Melo e Castro: O Paganismo em Fernando Pessoa e sua projeção no mundo contemporâneo.
16h Lançamento da revista Coyote e pocket show com Rodrigo Garcia Lopes (poeta e editor da Coyote)
16h26 A melhor maneira de dizer tudo em 6 minutos: leituras de poemas com Eliana Mara Chiossi.
16h30 Mesa Música e palavra na boca de poeta: Everton Behenck, Botika e Marcelino Freire


Beco – Av. Independência, 936 – Independência – 51 3028-7160
19h Performance sonora NeoNão Poesia Biosonora: Wilmar Silva e Fracesco Napoli
19h30 Mesa-homenagem a Laerte: Paulo Scott, Fábio Zimbres, Rafael Sica e Chiquinha
20h30 Lançamentos: “O Minotauro e o monstro” (Laerte e Paulo Scott) e “A agramaticidade das feridas do coração” (E. de Melo e Castro), publicações do coletivo Dulcinéia Catadora
21h30 Festa de encerramento Shows: Banda Rocartê, Ronald Augusto Trio. Espetáculo A timidez do monstro, com Paulo Scott, Flu, Mauro Dahmer e convidados.

DIA 14 DE MAIO, SÁBADO (RESSACA DA FESTIPOA 2011)

Usina do Gasômetro – Avenida Presidente João Goulart, 551 – Centro – 51 3289-8140 e 51 3289-8146
16h Sala P.F. Gastal: Entrega do prêmio do concurso de fotografia Imagens da ficção

Livraria Cultura – Avenida Túlio de Rose, 80 – Passo da Areia – 51 3028-4033
19h Show Tamburilando canções: Felipe Azevedo violão com voz. Lançamento do CD e Hot-site interativo

Nenhum comentário: