terça-feira, agosto 31, 2010
MOINHO
sábado, agosto 28, 2010
DEPUTADO FEDERAL

nesta eleição vou votar no meu amigo Jean Wyllys [5005] para deputado federal, pois acredito em sua integridade e sensibilidade.
quarta-feira, agosto 25, 2010
O CANTOR ROMÂNTICO ABANDONADO
terça-feira, agosto 24, 2010
segunda-feira, agosto 23, 2010
“Não creio que haja nenhum período feliz na nossa vida. Às vezes há uma fase de inconsciência da infelicidade. Nesse espaço de tempo, julgamos estar vivendo uma época feliz. Em realidade, o descontentamento não veio à tona. Estava em gestação no acontecimento. Só notamos quando a ocorrência vem à superfície dos nossos cinco sentidos. Porém ele nunca deixou de existir. É a esse hiato entre a ignorância e o conhecimento do desagradável que denominamos puerilmente de “época feliz”. O próprio amor que é a mais verdadeira proximidade da felicidade, não desligado jamais de um grande subterrâneo sofrimento. Sobre as horas ardentes de uma plena satisfação amorosa, estão o desgosto e o sofrimento vigiando o primeiro cansaço e o primeiro tédio para flutuarem num tempo mais largo, com maior duração e fundas conseqüências do que o momento nos trouxe a sensação do eterno (...) Sou um ser anaglífico vivendo uma sincera fusão de duas imagens de perspectivas semelhantes. Há uma intensidade de forças em profundidade e em extensão girando em meu redor como o ectoplasma. Daí sentir-me constantemente no limbo.”
Adalgisa Nery, A Imaginária (1959)
[anaglífico: adj. 1. em que há anáglifos; 2. em que há ilusão de relevo ou profundidade]
sexta-feira, agosto 20, 2010

-> a lista de livros recomendados por Renato Russo:
-> Outros livros:
quinta-feira, agosto 19, 2010
SÉRGIO BRITTO, O TEATRO & EU
sexta-feira, agosto 13, 2010
"(...) o livro, materialmente, na sua feição mais requintada ou mais generalizada presente - folhas de papel impresso, alçadas, coligadas e vestidas numa unidade normalmente portátil (mesmo que a duas mãos) -, esse livro pode desparecer: mas não desaparecerão, com sua fisicidade, as suas mensagens e seus códigos (...) O computador que equivale à soma de todos os livros será um servo daqueles dialetos - da linguagem oral, que sobretudo resultado dialético da linguagem escrita (...) O 'Livro' poderá, assim, para certos fins, apresentar-se sob outra técnica física. Mas enquanto perdurar o rigor da leitura a sós, o enlevo da leitura a sós, a emoção do manuseio sensual das páginas, enquanto isso perdurar, teremos os livros-livros, estes que estão aí tão incorporados a nossa maneira de sermos humanos"
Antônio Houassis, prefácio de A Construção do Livro, de Emanuel Araújo
BRASIL-HAITI
"No começo de 2010, quando o terremoto no Haiti tirou a vida de milhares de pessoas e deixou um número ainda maior de desabrigados, o inglês Greg McQueen fez um apelo na internet: queria reunir 100 histórias, não necessariamente sobre as tragédias, e publicá-las em um livro. A receita líquida seria destinada a organizações envolvidas na ajuda humanitária do país. A partir daí, nasceu o livro 100 Stories for Haiti (100 histórias para o Haiti).
Pensando em ajudar não só o Haiti, mas também as vítimas dos desastres naturais que assolaram o Rio de Janeiro, Pernambuco e Alagoas, que a Garimpo Editorial resolveu lançar uma nova versão, intitulada Brasil-Haiti ―101 histórias. Uma esperança. Na versão brasileira, cerca de 30 histórias foram escritas por autores nacionais, substituindo parte dos contos originais. E foi adicionada uma história extra, em quadrinhos.
Os autores: Carlos Nomoto, Alasdair Stuart, Alex Irvine, Andy Parrot, Angela Dutra Menezes, Antonio Carlos Secchin, April L. Hamilton, Barry Cooper, Ben-Edy, Billy O'Callaghan, C.S. Soares, Catriota Gunn, Charlie Taylor, Clare Reddaway, Claudia Boers, Claufe Rodrigues, Dan Powell, Debora Fielding, Elaine Everest, Elizabeth Reeder, Elomar Jardim, Emily George, Felipe Pena, Fernando Alves, Fionnuala Murphy, Francesca Burgess, Galeno Amorim, Gillian Best, Glynnis Scrivers, Greg McQueen, Gwen Grant, Henrique Rodrigues, Jac Cattaneo, Jack O'Donnell, Jane Roberts, Jane Thomas, Jason E. Thummel, Jean Blackwell, Jenna Wallace, Jennifer Domingo, Jim Harrington, Joanna Campbell, João Gabriel de Lima, João Montanaro, Joel Willans, Julia Bohanna, Justin Stanchfield, Katrerne Spink,Katy Darby, Kirsty Logan, Lauri Kubuitsile, Layla O'Mara, Lúcia Bettencourt, Luis Eduardo Matta, M.C.M., M.G. Farrelly, Maire Cooney, Marcelo Moutinho, Márcio-André, Martin Reed, Martin Tyrell, Mary Walkden, Maureen Vicent-Northam, Mauro Ventura, Menalton Braff, Mo Fanning, Moacyr Scliar, Monica Pocker, Nadene Carter, Nick Harkaway, Nicola Taylor, Nuala Ní Chonchúir, Omar de Souza, Ozzie Nogg, Pam Howes, Patrícia Sotello, Patti Jazanoski, Peter Morin, R.J. Newlyn, Rachel Shukert, Ramon Mello, Raymundo Silveira, Roberto Muggiati, Rosemary Gemmell,Ryan Spier, Sarah Ann Watts, Sergio Pavarini, Sherri Turner, Siân Harris, Sidney Rocha, Simone Magno, Susan Partovi, Sylvia Petter, Tania Hershman, Teresa Cristina Abreu, Teresa Stenson, Tim Maguire, Tony Cook, Trevor Belshaw, Valéria Martins, Vanessa Gebbie e Virgínia Martin.
Lançamento na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo nesta sexta-feira, dia 13 de agosto, das 18 às 18h45 na Sala de Coletivas de Imprensa.
Rio-Haiti
Obra reúne histórias de solidariedade
O primeiro passo da solidariedade foi dado pelo inglês Greg McQueen, que vive na Dinamarca. Tocado pela tragédia provocada pelo terremoto no Haiti, no início do ano, ele lançou um apelo na internet: queria reunir 100 histórias, não necessariamente sobre as tragédias, e publicá-las em um livro. A receita líquida seria destinada a organizações envolvidas na ajuda humanitária do país. Em pouco tempo, ele arrebanhou diversas contribuições, necessárias para formar o livro "100 Stories for Haiti - 100 histórias para o Haiti".
"Fiquei impressionado com a mobilização e decidi ajudar não apenas as vítimas do Haiti mas também os desabrigados do Rio de Janeiro, Pernambuco e Alagoas", conta o jornalista Ricardo Costa, editor do site de informações "Publish News". Também o retorno foi rápido - ao mesmo tempo em que recebeu sinal positivo de diversos autores, ele conseguiu o apoio da Garimpo Editorial, que se responsabilizou pela edição brasileira, e também da Visão Mundial, uma das maiores e mais respeitadas organizações de promoção de justiça e assistência do mundo, que se ofereceu para intermediar o envio da receita líquida aos projetos de auxílio nos dois países. União de esforços que resultou em "Brasil-Haiti - 101 Histórias. Uma Esperança" (256 páginas, R$ 25).
O livro traz 70 narrativas originais, cujo trabalho de tradução também foi voluntário. O restante são as contribuições nacionais, de autores como Moacyr Scliar, Antonio Carlos Secchin, Mauro Ventura, Galeno Amorim, Angela Dutra de Menezes entre outros. "Eu não tinha nenhum texto guardado - atualmente, com blogs, é difícil manter algo inédito -, mas decidi ajudar, criando rapidamente uma história que não tem necessariamente uma relação com a tragédia", conta Ramon Mello, autor das belas poesias de "Vinis Mofados" (Língua Geral).
Diferente da original, a edição brasileira também traz uma história extra, em quadrinhos. O livro está à venda no estande da Garimpo, na Bienal do Livro, e logo deverá chegar às grandes livrarias, que também aceitaram participar da causa.
[Ubiratan Brasil - Estado de São Paulo 16/08/2010]